sábado, 13 de maio de 2017

DIA "D" DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE




Neste sábado (13), a Prefeitura Municipal de São Tomé através da Secretaria Municipal de Saúde promove o Dia "D" de Vacinação contra a gripe na Feira Livre Coberta, Hospital e Postos de Saúde coordenado pela Secretária Elisa Macedo e Josielma Amaro com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros servidores da secretaria.
A expectativa é imunizar, até o próximo dia 26, o maior número de pessoas incluídas no público-alvo da campanha, visto que a vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), mas demora, pelo menos, 15 dias para fazer efeito, por isso a importância de se vacinar o quanto antes para não ter contato com o vírus.
O público alvo são as crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). 
À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde

Gestão Babá&Miguel trabalhando para #RECONSTRUIR a saúde da população.















Nenhum comentário:

Postar um comentário